Coenzima Q10: O que é, e Para que Serve?

O que é a Coenzima Q10?

A Coenzima Q10 ou C0Q10 ou Ubiquinona é uma substância lipossolúvel (solúvel em gordura) que participa da produção de energia, na reparação das células e apresenta uma função antioxidante também.

A Coenzima Q10 é produzida no nosso organismo participando do metabolismo celular, na geração de energia.

Alguns alimentos nos fornecem esta substância, tais como: amendoim, amêndoas, soja e folhas verdes, espinafre, maça, brócolis, damasco. Nas carnes vermelhas, aves e peixes gordos encontramos uma maior quantidade, porém somente 10% é absorvido pelo nosso organismo.

Encontramos a Q10 em grandes quantidades no músculo cardíaco, nossa musculatura e no cérebro, porém nossa capacidade de produzir esta substancia vai caindo ao longo dos anos, e é a partir dos 30 anos que começamos a nos queixar de falta de disposição, falta de animo para atividades que fazíamos regularmente.

Alguns medicamentos aceleram a diminuição da Q10, como exemplo, temos as estatinas, que são os remédios para baixar o colesterol. Essa pessoa pode apresentar fraqueza, falta de memória, dor muscular por estar com baixo nível de Q10.

Coenzima Q10

Para que serve a Coenzima Q10?

Uma das principais funções da Q10 é a geração de energia mitocondrial, nos possibilitando realizar as tarefas diárias, atividades físicas entre outros.

Ela também é um potente antioxidante, pois destrói as moléculas de radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce celular.

A Coenzima tem um papel importante no tratamento das doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e arritmias cardíacas.

Benefícios da Coenzima Q10:

  • Potente Antioxidante
  • Controle do colesterol e triglicerídeos
  • Fornece energia para o organismo
  • Participa do tratamento das doenças cardiovasculares
  • Auxilia nos sintomas da depressão
  • Previne enxaqueca
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Aumenta o nível de energia do corpo
  • Melhora a saúde do idoso
  • Atenua o processo das doenças degenerativas

Como Tomar a Coenzima Q10?

Como a Q10 é uma substância lipossolúvel (solúvel em gordura), deve ser ingerida junto às refeições para uma melhor absorção.

Devo suplementar com a Coenzima Q10?

Você deve estar confuso e se perguntando: Se meu organismo já produz a Q10, porque eu devo tomar este suplemento?

Mesmo produzindo a Q10, nosso organismo com o passar da idade vai diminuindo a produção, à medida que envelhecemos. Precisamos restaurar esta perda para não sofrermos com o efeito dos radicais livres, problemas cardiovasculares, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *